Quinta, 04 Novembro 2021 18:48

Perguntas Frequentes

  • Quem define o valor da tarifa aplicada pelo SAAE?

Pelas disposições da Lei Federal nº. 11.445/2007 e pela Lei Municipal nº 389/2013, Art. 28 Inciso VI, as tarifas são definidas pela entidade reguladora, neste caso o CISAB Zona da Mata (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais).

 

  • Como é feito o cálculo da cobrança?

O cálculo de quanto você paga na conta de água é feito a cada 30 dias, a partir da leitura do hidrômetro de cada casa. A forma de cobrança do consumo de água/esgoto é em cascata, considerando a tarifa de cada faixa para determinar o valor final. Cada faixa tem um valor diferente para o m³, que vai aumentando gradualmente, faixa a faixa

 

  • O que é TBO de Água e Esgoto?

De acordo com o Regulamento de Serviços, Tarifa básica operacional é valor fixo mensal a ser cobrado por unidade usuária, independentemente do volume utilizado de água, referente à cobertura de uma parcela dos custos fixos que viabilizam a prestação dos serviços de água e/ou de esgotamento sanitário em conformidade com o disposto no art. 30, da Lei Federal n°11.445/07.

 

  • Por que são cobradas tarifa de água, tarifa de esgoto e TBO na fatura de água?

São tarifas diferentes para cada tipo de prestação de serviço, sendo que a tarifa de água se refere ao consumo de água apurado no hidrômetro; a tarifa de esgoto refere-se a 50% do consumo de água; e a TBO é a tarifa fixa que subsidia os gastos operacionais do funcionamento do sistema básico de água e esgoto.

  • Como faço para tirar a 2ª via da minha conta de água?

Basta o proprietário, inquilino do imóvel ou qualquer pessoa com a fatura anterior em mãos ir até o escritório do SAAE levando a conta mensal ou código da ligação, e fazer a solicitação da 2º via na recepção. Mas os usuários também podem acessar o site a seguir, e tirar a segunda via de forma online, basta ter o código da ligação: http://autoatendimento.prosanearinfo.com.br/v5.0/index.php?id=FAQA6A

  • Como faço a alteração do nome da minha conta de água?

Em caso de alteração de propriedade, o proprietário ou ex-proprietário pode ir até o escritório do SAAE fazer essa solicitação. Em caso de inclusão/exclusão de usuário, o proprietário do imóvel ou inquilino ou herdeiro ou detentor do direito de uso pode solicitar essa alteração. Os documentos necessários são:

  • Conta mensal do imóvel;
  • Se pessoa física: Documento de identidade com foto onde conste o CPF;
  • Se pessoa jurídica: Documento de identidade com foto onde conste o CPF, Contrato Social e CNPJ;
  • Matrícula atualizada expedida pelo Cartório (validade de 30 dias da emissão) ou Escritura, ou Formal de Partilha, ou Inventário, ou Contrato de Venda e Compra Particular e telefone proprietário.

 

  • Quantas contas vencidas são necessárias para haver o corte da ligação de água?

A partir de uma conta em atraso, desde que o imóvel seja notificado, com prazo de 30 dias de antecedência. Procure manter suas contas em dia e evite transtornos.

  • Se minha conta vier com o valor mais alto que o normal, o que fazer?

O usuário da ligação ou o proprietário do imóvel pode procurar o escritório do SAAE munido da conta mensal e documento de identidade com foto onde conste o CPF para solicitar uma conferência de leitura.

 

  • Em caso de vazamento interno localizado o SAAE pode recalcular o valor da minha conta?

Sim. Conforme Art. 96 do Regulamento de Serviços do SAAE, nos casos de vazamentos internos sanados, o usuário, munido de documentos originais comprobatórios de reparo do vazamento nas instalações do imóvel, tais como notas fiscais de serviços e materiais utilizados, recibo do encanador/pedreiro, fotos e demais documentos que julgar necessário para a comprovação, deve dirigir-se ao Atendimento Presencial do SAAE.

  • Sou obrigado a ligar meu imóvel a rede de abastecimento de água e rede coletora esgoto do SAAE?

Nas localidades onde há rede de esgoto disponíveis, de acordo com a Lei Federal do Saneamento (11.445/07), a conexão à rede é obrigatória e dever do usuário. A coleta e o tratamento de esgotos são essenciais para o meio ambiente, para a saúde pública e para o bem estar de sua família. Se o seu imóvel não estiver conectado à rede, solicite imediatamente sua ligação.

 

  • Por que a água da torneira está chegando branca? É excesso de cloro?

Não, o cloro não altera a cor da água, mesmo quando em concentrações muito acima da encontrada na água da rede pública de abastecimento. O fato da água em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”. Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender da água, o que pode percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos. Para minimizar este fato, recomendamos que se feche um pouco o registro de entrada da água no cavalete.

  • Como faço para mudar meu padrão de lugar?

 

O proprietário do imóvel ou terceira pessoa com procuração ou autorização assinada pelo proprietário deve ir até o escritório do SAAE com os seguintes documentos em mãos: Conta mensal do imóvel; Documento de identidade com foto onde conste o CPF; Autorização de instalação e funcionamento emitida pelo órgão competente.

 

  • Onde reclamar sobre a falta ou religação de água?

O usuário pode entrar em contato com o SAAE através do telefone (33) 3351-8086 ou vir até o escritório, caso a reclamação seja de segunda a sexta. Aos sábados, domingos, recessos e feriados, o usuário pode entrar em contato através do telefone.

 

  • Paguei minha conta em duplicidade, o que devo fazer?

As restituições por pagamento duplicado são efetuadas automaticamente como crédito em contas futuras. Não é necessário que o usuário faça nenhuma solicitação.

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