Carta de Serviços ao Usuário

Serviço de emissão de 2ª via da conta de água

online, presencial

Obras e Urbanismo

Processo que consiste em conferir o uso de água registrado no hidrômetro, com a finalidade de constatar e confirmar que o instrumento de medição satisfaz as exigências regulamentares, considerando a margem de erro definida em regulamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — INMETRO.

presencial
Caso não haja nenhum problema com o hidrômetro, o serviço será tarifado conforme resolução de tarifas e serviços vigente.

Obras e Urbanismo

Nos casos onde é constatado a redução na pressão da água recebida diretamente da rede.

Impostos e Taxas

Alteração da data de vencimento da fatura dentro das opções ofertadas pelo SAAE.

Gratuíto

Impostos e Taxas

Alteração do nome do proprietário ou inclusão do nome do Usuário.

Aprovação e Licenciamento de Edificações

Documento solicitado por empreendedores para fins de cumprimento de exigências junto ao SAAE, visando à implantação do loteamento.

presencial
Serviço tarifado, valor conforme resolução de tarifas e serviços vigente

Impostos e Taxas

Ocorre quando há divergência da leitura coletada do hidrômetro pelo Agente de Leitura e a leitura apresentada pelo cliente.

Obras e Urbanismo

Retirada do ramal e do hidrômetro nos imóveis desabitados

Impostos e Taxas

Devolução para pagamentos de valores referentes a faturas de água/esgoto

Alvarás, Certidões e Licenças

Documento que certifica a existência, ou não, de débitos relativos ao imóvel até a data da sua expedição.

online, presencial
Serviço tarifado, valor conforme resolução de tarifas e serviços vigente, caso seja solicitado presencialmente.

Obras e Urbanismo

Reclamação sobre falta d'água (local ou geral)

Obras e Urbanismo

Instalação de hidrômetro na residência quando o mesmo é furtado.

presencial
Não há cobrança do serviço quando há apresentação do boletim de ocorrência.

Obras e Urbanismo

Instalação de hidrômetro na residência nos casos que houve solicitação de corte e retirada. Ligação Inativa

Obras e Urbanismo

Corte de fornecimento do imóvel que não há débitos e que esteja desocupado, para que não gere contas mensais de tarifa de água/esgoto.

Obras e Urbanismo

Pedido de ligação de água para o imóvel/terreno.

Obras e Urbanismo

Derivação para coleta de esgoto de um imóvel desde a rede coletora até a conexão com a instalação predial.

presencial
Varia de acordo com o diâmetro da rede, conforme a tabela de serviços da Autarquia.

Obras e Urbanismo

Pedido de ligação de água temporária que se destine a obras em logradouros públicos (feiras, circos, exposições, parques de diversões, eventos e outros estabelecimentos) de caráter temporário, dimensionado de modo a atender a necessidade do local, podendo ser aproveitado para a ligação definitiva nos casos de imóveis em construção.

Obras e Urbanismo

Mudança do local da ligação (local de livre acesso para leitura e manutenção).

Obras e Urbanismo

Manutenção de redes de esgoto cloacal (extravasamento, desobstrução, conserto e reposição de tampão).

Impostos e Taxas

Efetuar parcelamento de débitos para imóveis com contas em atraso.